Quando recebemos, encontramos ou compramos um CRISTAL, o primeiro passo é LIMPÁ-LO. Embora um CRISTAL em si nunca esteja sujo, ele pode ter sido capaz de absorver alguns tipos de energia que é conveniente para limpar.
Uma maneira prática, simples e eficaz de limpar e energizar os minerais é colocá-los em cima de uma SELENITE que tem a propriedade de limpar e dinamizar o espaço onde se encontra e os objetos nele colocados. Este método é altamente recomendado para joias de cristais ou outros produtos de cristais, pois não danifica nenhuma pedra.
Também podemos limpar os minerais com:
AR: soprando suave e vigorosamente sobre a pedra, sentindo como o ar, que simboliza o prana ou respiração universal, a purifica.
TERRA: deixar a pedra em cima da relva, enterrar a pedra em solo natural ou na areia de uma praia por algumas horas.
FOGO: passar a pedra sobre o fumo de um incenso. Se pudermos usar um incenso natural melhor, como Pau Santo, ervas aromáticas ou resinas naturais.
VIBRAÇÃO SOM: taças de quartzo e taças tibetanas, assim como diapasões, também são uma boa opção para limpar minerais, que também farão vibrar a energia das pessoas presentes e do espaço.
Uma vez limpos, podemos CARREGAR ou ATIVAR a energia do cristal colocando-o à LUA, ou deixando-o no chão ao lado de uma planta ou árvore. A ideia é deixar o cristal em um local natural com boa vibração.
Com estas ideias e apontamentos, cada um pode encontrar a sua forma de limpar e preparar os cristais, dependendo também do tipo de mineral e dos cuidados especiais que requer, e tendo em conta a abertura do coração e do amor na hora de preparar e sintonize-se com eles.
Da mesma forma que podemos ser guiados pela nossa intuição na hora de escolher um cristal, também podemos fazê-lo para limpá-lo e prepará-lo, para que cada um encontre o caminho que lhe seja mais confortável e natural.